IGREJA DE JESUS MISERICORDIOSO
Projeto do Espaço Celebrativo Litúrgico


Arquitetos Teresa Cristina Cavaco Gomes e Tobias Bonk Machado

“Meu Jesus, penetrai-me toda, a fim de que possa ser Vossa imagem durante toda a minha vida”. Neste pedido de Santa Faustina, observa-se a importância da arte na evangelização.

O Ícone de Jesus Misericordioso, descrito pelo próprio Jesus à Irmã Faustina, é rica fonte de sinais e é uma das formas em que Cristo também chega até cada um de nós, seu povo. O próprio Senhor explicou:  

“Os dois raios representam o Sangue e a Água: o raio pálido significa a Água que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas. Ambos os raios jorraram das entranhas da Minha misericórdia, quando na Cruz, o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança” (D 299a).

“O Meu olhar, nesta Imagem, é o mesmo que eu tinha na cruz” (D 326).

Pela inscrição JESUS, EU CONFIO EM VÓS, Cristo convida a todos à confiança, como se descreve no Evangelho do Segundo Domingo da Páscoa: “não seja incrédulo, mas tenha fé”.

Dessa forma, no intuito de enfatizar ainda mais todas as maravilhas transmitidas pelo ícone, o projeto do Espaço Celebrativo da Igreja de Jesus Misericordioso, situada em Bocaiúva do Sul, Diocese de Paranaguá – PR permite a interpretação de seus traços, na relação direta com a obra de arte pintada na década de 1930.

O mobiliário traz em seu desenho uma releitura dos raios misericordiosos de Cristo e os materiais permitem a relação com a veste alva do Salvador.

Os materiais de piso e parede são puros e naturais, fazendo jus à pureza do próprio Cristo, que também é representado pela singeleza da Grande Porta da Igreja.

A Via Sacra foi agrupada permitindo despojamento ao conjunto arquitetônico e foco na centralidade do Mistério que se celebra, que se vivencia. Logo na entrada do templo o projeto prevê a Capela do Batismo que, também pela releitura do Ícone de Jesus Misericordioso e sua forma oitavada, oportuniza memória ao primeiro sacramento, o qual cada um de nós deve viver com todas as forças por toda a vida.


Créditos:

Projeto do Espaço Celebrativo: Creatos Arquitetura (www.arquiteturasacra.arq.br  www.creatos.com.br)Arquitetos Teresa, Tobias e KarinaEmail: tobias.machado@creatos.com.br

Perspectivas Eletrônicas:
Alexandre Vieira (https://www.facebook.com/alexandre.vieira.144)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.