RINCÃO VOCACIONAL DE SANTO ANÍBAL
Arquidiocese de São Paulo
O Conceito do Projeto
Autores do Projeto:
Arquiteto Tobias Bonk Machado
Arquiteta Teresa Cristina Cavaco Gomes
Creatos Arquitetura
www.arquiteturasacra.arq.br | www.creatos.com.br
41 3027-8254 | 41 99633-8200
Por Santo Aníbal, padroeiro dos pobres e da oração pelas vocações aprende-se que: “A oração é, por natureza, dinâmica. Se não move, não é oração.” (L. CARLUCCIO, Aníbal Di Francia; precursor e mestre da moderna pastoral vocacional. São Paulo, EAR, 2001, p. 27).
Assim, baseada na inquietude que a oração deve proporcionar de forma a propulsar o dinamismo da atitude do verdadeiro cristão, a arquitetura apresentada procura estimular o anseio pela missão a qual todos somos chamados! Aberturas que oferecem desassossego e piso direcional à cruz, essência da vida cristã, são alguns dos elementos arquitetônicos que simbolizam a peregrinação da Igreja Terrena ao encontro do Transcendente por meio da missão a que cada um é convidado!
Diante de uma prévia construção, iniciada por força dos próprios paroquianos, nosso projeto, portanto, assoma-se para se previr o fechamento, a finalização da obra em andamento dentro do intuito de corroborar ao espírito missionário.
Dentro deste contexto, com respeito ao já edificado e considerando a realidade local, este Rincão, como orientação da arquidiocese, identifica-se católico de uso múltiplo para a realização de formações, encontros e eventos em prol da evangelização [e, também, para grandes celebrações eucarísticas] nesta região composta por dezenas de comunidades, com povo realizado com a Igreja e comprometido com esse recanto.